Rua Leonir João De Noni, Cocal do Sul - SC

Rótulos e embalagens: 3 dicas para diferenciar o seu produto em relação ao do concorrente

Created with Sketch.

“A gôndola não é elástica”.

Essa famosa frase alude à árdua batalha por espaço nas prateleiras de supermercados e estabelecimentos comerciais em geral.

É que anualmente, milhares de novos produtos são introduzidos no mercado. Para se ter uma ideia, só entre abril e julho de 2020, foram lançados no Brasil 1.736 novos produtos ou variedades de linha, segundo um estudo conduzido pela Mintel.

Se, por um lado, esse fenômeno da diversificação e constante inovação é importante para o aquecimento do mercado, por outro, ele também gera um impasse: muitas vezes, o varejo não tem capacidade física para absorver todas essas novidades – lá está: a gôndola não aumenta magicamente de tamanho.

Desse modo, o que acaba acontecendo é que alguns produtos com pouca saída acabam dando lugar às novidades. Isso coloca um desafio aos fabricantes: como se destacar entremeio a outros tantos produtos semelhantes? Como captar a atenção do consumidor e estimular a compra?

A resposta a essas perguntas passa necessariamente pelo rótulo, embalagem e tampa escolhidos para o produto. Trata-se de aspectos que comunicam os valores da marca para o cliente e acabam influenciando decisivamente a decisão de compra.

 

Pensando nisso, no post de hoje, reunimos três dicas valiosas do que levar em conta ao conceber um rótulo ou escolher uma embalagem. Continue a leitura e saiba como fazer dessa escolha um diferencial competitivo para o seu produto.

 

Capriche no design

Uma arte de qualidade é fundamental para fazer o seu produto se destacar nas prateleiras. Existe uma enorme variedade de estilos para a formulação de rótulos – dos mais minimalistas aos mais tradicionais, passando pelos mais modernos ou românticos.

O importante é que o estilo escolhido dialogue com as características e os valores da marca ou produto, transmitindo-os de uma forma atraente e positiva. Por exemplo, em um suco 100% natural, o desenho da fruta não pode parecer artificial, pois isso criaria uma desconexão em relação ao conceito-chave do produto. Além disso, de forma clara, devem ser apresentadas as principais informações – marca, conteúdo, características de destaque etc.

 

Um aspecto particularmente relevante é a cor. Um bom esquema de cores vai ajudar a chamar a atenção do cliente e a se conectar com ele. E apenas com base em um sistema cromático é possível comunicar determinados valores. Por exemplo, o amarelo conota otimismo; o vermelho está relacionado a vivacidade e ousadia; o cinza, a neutralidade e equilíbrio; o azul, a confiança e limpeza.

Outro aspecto a ser explorado é a tipografia do rótulo. Aqui a principal dica é escolher duas fontes, com boa legibilidade e que se harmonizam bem: uma para o texto em destaque e a outra para o restante das informações. Sendo assim, evite usar mais que duas fontes diferentes em um mesmo rótulo. A regra da hierarquia decrescente da fonte ordena que se atribua um tamanho maior às informações mais importantes, como o nome da marca ou determinadas características às quais se quer dar destaque.

Considere ainda o tipo de papel e a textura do rótulo. Há muita variedade em relação a esse aspecto: processos de impressão, do hot-stamping ao cold-stamping, tipos de cortes, dos retangulares mais comuns até os picotes de segurança, e relevos. Por exemplo, em geral, os rótulos de plástico adesivo brilhoso são utilizados nos garrafões de água.

 

Faça pesquisas de mercado

Depois de desenvolver os primeiros rascunhos do rótulo do seu produto, é hora fazer pesquisas de mercado. Assim, você tem mais respaldo para fazer eventuais ajustes.

Escolha um grupo variado de pessoas do seu público-alvo, mostre-lhes o rótulo e pergunte: “que impressão essa embalagem gera em você?”, “você sabe rapidamente me dizer o que tem dentro da embalagem?”, “você compraria esse produto se o visse em uma prateleira?” etc.

 

Capriche nas embalagens

As embalagens devem ser funcionais e ergonômicas, totalmente adaptadas ao produto que comercializado. Assim, por exemplo, a embalagem de um produto de limpeza deve, de preferência, ter um diâmetro que permite ao usuário o manuseio com apenas uma mão.

De modo semelhante, quando se trata da embalagem de um garrafão de água mineral, o aspecto externo é associado pelo consumidor ao conteúdo interno. Por isso, quanto mais limpa e bem conservada for a embalagem, melhor para a sua comercialização.

Por exemplo, a embalagem de 20 litros da Água Gravatal, de Santa Catarina, veicula os valores da higiene, da leveza e do frescor. Utilizando os resistentes garrafões da Plásticos São Pedro, o produto consegue se diferenciar dos demais com um rótulo “clean” e atraente, que dá destaque à marca inclusive na tampa. Outro destaque vai para o fato de essas embalagens serem reutilizáveis.

blank

 

Isso porque a sustentabilidade ambiental também tem sido apontada como uma das principais demandas dos consumidores quando o assunto é embalagens. Em 2019, uma pesquisa realizada com consumidores de diversos países apontou que 38% dos participantes busca entender o impacto dos alimentos e bebidas que compram, preferindo hábitos de consumo mais responsáveis.

No setor de embalagens de água mineral, a reciclagem está despontando como uma estratégia para diminuir o problema do acúmulo de plástico causado por um material como o PET, que pode permanecer na natureza por até 800 anos. Por isso, a sua empresa não pode descartar o fator sustentabilidade ao escolher a embalagens de seus produtos.

 

Plásticos São Pedro: embalagens de qualidade com descarte sustentável

Há mais de uma década no mercado de embalagens e com uma produção altamente tecnológica, a Plásticos São Pedro tem na preocupação com o meio ambiente um de seus valores. 

Por meio de uma parceria com os nossos clientes, fazemos a coleta das embalagens de 10 e 20 litros com mais de três anos, evitando o descarte inadequado e nocivo à natureza. Depois dessa coleta, os garrafões são devidamente encaminhados para empresas de reciclagem. Isso é tudo possível também graças à qualidade e à resistência dos nossos produtos.

Assim, se você procura uma embalagem de qualidade para se destacar em gôndolas cada vez menos elásticas e mais competitivas, a Plásticos São Pedro é a sua melhor opção.

 

Gostou deste conteúdo? Para ficar por dentro dos próximos posts da São Pedro, curte a nossa página no Facebook ou segue a gente lá no Instagram!

 

Plásticos São Pedro

 

 

Whatsapp Plásticos São Pedro