Confira como funciona o processo de reciclagem do plástico

Como funciona a reciclagem do plástico

O plástico está presente em nosso dia a dia, vemos ele embalando produtos, sacolas de supermercados, garrafas, galões de água e muito mais. 

No entanto, se o plástico não for descartado de forma correta, ele vai para o aterro sanitário e acaba não sendo reciclado, contribuindo assim para a poluição do meio ambiente 

O plástico demora muito mais de 400 anos para se decompor. Quando uma pessoa joga uma garrafa pet no chão, essa garrafa acaba indo para os esgotos e o acúmulo acaba gerando enchentes nas cidades. 

Ou ainda, essa garrafa pode ir para os mares e rios, prejudicando a vida marinha.  

Mas você sabe como funciona a reciclagem do plástico? Veja nesse post! 

 

Como é o processo de reciclagem?

Após o consumo, você vai separar o plástico para a coleta seletiva da sua cidade e começa as três fases para a reciclagem do plástico, são elas: coleta, revalorização e transformação. 

Na coleta, os materiais recicláveis vão para um local de reciclagem, na revalorização, o plástico volta a ser matéria-prima e na transformação, vira um novo produto.  

 

Plásticos que podem ser reciclados

Há dois grupos de plásticos, os termoplásticos podem ser reciclados e os termorrígidos não derretem quando aquecidos, portanto, não podem ser reciclados. 

Os termoplásticos conseguem ser reprocessados diversas vezes, e podem ser encontrados em embalagens, sacolas de supermercado, garrafas PET e frascos de produtos de limpeza e higiene.  

 

Os tipos de reciclagem

Há três tipos de reciclagem de plástico, assim o material pode ser transformado em algo novo.  

 

Reciclagem química

Nesse processo, os plásticos são transformados por meio de reação química ou térmica de despolimerização. Essa técnica recupera os componentes químicos individuais 

A reciclagem química é muito utilizada para a produção de matéria-prima em refinarias ou centrais petroquímicas.  

 

Reciclagem mecânica

O método mais comum de reciclagem, sendo usados os passos de moagem, lavagem, separação, secagem e extrusão. Nele a conversão dos descartes plásticos serão usados para a produção de outros itens.  

 

Reciclagem energética

A reciclagem energética utiliza processos térmicos para recuperar a energia que contém nos plásticos, gerando energia elétrica por meio do uso do produto como combustível.  

 

No que o plástico reciclado se transforma?

O plástico pode se tornar diversos itens após a sua reciclagem, veja a seguir o que cada tipo de plástico se transforma:

 

Resina: é o produto produzido após reciclagem. 

PET: se transforma em tecido, vassoura, fibra de carpete, embalagem de produtos de limpeza e outros acessórios.  

PEAD: óleo para motos, tubulação de esgoto, conduíte e frascos para produtos de limpeza.  

PVC: cones de tráfego, mangueira para jardim, tubulação de esgoto e cabos. 

PEBD/PELBD: sacos para lixo, envelopes, filmes, sacos e tubulação para irrigação. 

PP: vassouras, escovas, funil para óleo, caixas, cabos para bateria de carro e bandejas. 

PS: bandejas, acessórios para escritório e placas para isolamento térmico. 

Outros: madeira plástica e reciclagem energética. 

 

Plásticos São Pedro é destaque na produção de embalagens sustentáveis 

A Plásticos São Pedro, empresa com sede em Cocal do Sul, Santa Catarina, atua há 11 anos no mercado nacional de produção de embalagens destinadas ao setor de água mineral. Os produtos acompanham as exigências do mercado e dos órgãos da categoria.  

A preocupação com o meio ambiente também merece destaque e é um compromisso levado a sério pela empresa. A São Pedro mantém uma parceria com todos os clientes atendidos, fazendo a coleta das embalagens de 10 e 20 litros vencidas. Essas embalagens são encaminhadas para empresas de reciclagem, evitando o descarte no meio ambiente. 

Os números gerados pela política de cuidados com meio o ambiente são expressivos: mais de 35 toneladas de material já foram recolhidas e encaminhadas para a reciclagem. 

Foi juntamente com a ACINAM que a Plásticos São Pedro desenvolveu um projeto pioneiro, também focado na reutilização das embalagens.

Através da parceria, foi elaborado um produto novo, com o objetivo de organizar uma única qualidade de garrafões entre todas as fontes, diminuindo assim o problema de produtos genéricos e resultando na reciclagem das embalagens. 

 

Acesse nosso portfólio e veja como podemos te ajudar! Aproveite e faça um orçamento sem compromisso. 

Conheça mais sobre os nossos produtos e soluções: curta a nossa página no Facebook ou siga a gente no Instagram. 

Até o próximo post!

Plásticos São Pedro