Rua Leonir João De Noni, Cocal do Sul - SC

O que a embalagem diz sobre o seu produto e a sua marca?

Created with Sketch.

Garrafas de água expostas no mercado

Usado para aludir a qualquer situação em que se foi enganado, o famoso ditado “comprar gato por lebre” aplica-se também a situações de venda nas quais o consumidor adquiriu algo que pensava ser uma coisa de alta qualidade, mas acabou levando para casa um produto inferior. Isso acontece, muitas vezes, porque a embalagem engana, revestindo um produto de segunda com envoltório de primeira.

Mas o contrário também pode acontecer. Frequentemente, os consumidores deixam de experimentar bons produtos e marcas apenas porque a embalagem não transmite qualidade, confiança e segurança – ou seja, a aparência externa não estimula a compra. E, como a primeira impressão é a aquela que fica, esses produtos vão ficando encalhados nas prateleiras.

Essas duas situações extremas mostram bem como o poder que a embalagem tem. A função dela não é apenas a de proteger o que tem dentro, mas também a de garantir que o primeiro contato do cliente com um produto crie uma impressão positiva e, assim, o induza à compra. Portanto, de nada adianta investir no desenvolvimento de um item de qualidade – se ele qual for –, se a sua embalagem não comunicar essa mensagem.

Sendo assim, é hora de se perguntar: o que a embalagem diz sobre o seu produto e a sua marca? No post de hoje, explicamos a importância das embalagens para o mercado em geral e como elas podem ser usadas como ferramenta de marketing para o fortalecimento do seu negócio.

Vem com a gente!

 

A embalagem como ferramenta de marketing

O chamado “branding” consiste em um conjunto de boas práticas que visam à construção, à valorização e à gestão de uma marca. Sendo assim, o branding ajuda a estabelecer como um produto se posicionará no mercado, e uma de suas ferramentas para isso é a embalagem.

O design dessa ferramenta que é a embalagem deve ser cuidadosamente pensado em vários níveis. Vejamos:

 

– a embalagem deve proteger bem o produto, mantendo-o em segurança desde a sua produção, passando pelo transporte até chegar ao consumidor em perfeito estado. Inclusive, devem ser seguidas as eventuais determinações legais existentes para cada tipo de produto. Por exemplo, não faria sentido algum acondicionar água na mesma embalagem utilizada para empacotar rosquinhas – obviamente, os pacotes poderiam se furar durante o transporte, comprometendo o produto;

– a embalagem deve ser funcional, ou seja, deve se servir bem ao propósito a que se destina, acondicionando bem o produto e facilitando o seu manuseio pelo consumidor. Por exemplo, no caso de um garrafão de água mineral de 20 litros, aspectos como a resistência e a formato redondo são determinantes para a possibilidade de múltiplos usos e para a ergonomia do produto. Além disso, a transparência do garrafão é uma escolha de ordem prática, que ajuda o consumidor a identificar quando a água está acabando;

– a embalagem deve transmitir bem os valores associados ao produto. Tomando novamente o exemplo da água mineral: qualquer marca desse segmento deve se pautar, entre outros aspectos, pela higiene, segurança, seriedade e compromisso ambiental. Então, ao escolher a embalagem, essa marca deve se certificar de que o aspecto externo do produto explora todas as ferramentas possíveis de modo a transmitir essas características desejáveis.

– a embalagem deve estimular a compra, ajudando a capturar a atenção do cliente em relação às demais opções. Tomando novamente o exemplo da água mineral, ao ser transparente, uma garrafa de 500 ml faz com o que o consumidor seja estimulado visualmente pela sensação do frescor dessa bebida e, portanto, queira adquiri-la.

 

Então, podemos afirmar que, por um lado, embalagem deve ser pensada em termos mais burocráticos e funcionais, e, por outro, deve considerar também o elemento estético e mercadológico, de modo a fortalecer a relação com o cliente da forma mais efetiva possível.

 

A importância do design

Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), 75% das empresas que investiram em design de seus produtos tiveram aumentos nas vendas, algumas inclusive com redução de custo.

Essa pesquisa permite afirmar que, quando confrontado com produtos semelhantes, o consumidor tende a escolher aquela que apresentar a embalagem mais atraente e convidativa, sentindo-se mais seguro para aventurar-se a experimentar novas marcas. Até a experimentar novas marcas se elas possuírem essas características.

Um bom design irá considerar os vários aspectos do produto que referimos no tópico anterior, explorando elementos como cores, tipografia, informações do rótulo etc. para fazer da embalagem uma propagando de prateleira e, assim, vender mais.

 

O fator sustentabilidade

Atualmente, as práticas sustentáveis são um imperativo ético de toda empresa. Reflexo de uma consciência ambiental cada vez maior por parte dos consumidores, agir de forma respeitosa ao meio ambiente tornou-se mesmo uma forma de destacar no mercado. Portanto, os materiais e as dimensões das embalagens também devem considerar práticas como descarte, reciclagem e possibilidade de reuso.

Embalagens reutilizáveis, recicláveis ou feitas com matéria-prima reciclada contribuem para um menor impacto ambiental das atividades humanas e, de quebra, melhoram a imagem ecológica do produto. Tudo isso constitui um fator adicional para potencializar as vendas de um produto.

 

Plásticos São Pedro: embalagens de qualidade com descarte sustentável

Com uma expertise de mais de 10 anos de mercado, a Plásticos São Pedro fornece embalagens para a indústria de água mineral. Um de nossos valores é precisamente a preocupação com o meio ambiente, que abordamos no tópico anterior.

Firmamos uma parceria com os nossos clientes para fazer a coleta e reciclagem das embalagens de 10 e 20 litros com mais de três anos, evitando o descarte inadequado e nocivo à natureza. Isso é tudo possível também graças à resistência dos nossos plásticos.

Portanto, se você procura uma embalagem sustentável e de qualidade para o seu produto, a Plásticos São Pedro é a sua melhor opção.

 

Conheça mais sobre os nossos produtos e soluções: curta a nossa página no Facebook ou siga a gente lá no Instagram.

 

Até o próximo post!

 

Plásticos São Pedro

Whatsapp Plásticos São Pedro