Veja como é feito o processo de envase de água mineral

Envase de água mineral sendo feito em dois galões em uma empresa de distribuição de água

Para a água mineral chegar em nossas casas ou em nossos locais de trabalho, ela passa por diversos processos e um dos mais importantes é o envase de água nos galões.

Você conhece esse processo? No post de hoje vamos falar como é feito o envase de água mineral.

Quer saber mais? Continue a leitura!

 

Os passos do processo de envase de água mineral

Para a água mineral ser envasada, ela passa por algumas etapas para que no final do processo haja qualidade para o consumidor, veja quais são esses processos:

 

Captação de água

A água é transferida para os reservatórios por meio de bombas. Ao serem usados as conexões, os tubos de revestimentos e tubulações, os materiais devem preservar as características naturais da água. A instalação de bombas nos sistemas de captação não deve contaminar a água com óleo ou impurezas.

Os reservatórios são o local que fica armazenado a água da captação. Regularmente deve ser feita a limpeza e desinfecção dos reservatórios, depois do reservatório a água vai para os filtros. Em muitos casos a estabilização microbiológica da água mineral é através do ozônio (O3).

A filtração é uma operação de retenção de partículas sólidas por meio de material filtrante que não altera as características químicas da água. O objetivo dessa operação é a eliminação de elementos instáveis.

 

Higienização de galão de água e garrafa

É preciso adquirir as garrafas que serão utilizadas no processo. A sanitização das garrafas é feita com ozônio, ele é mais seguro que os desinfetantes tradicionais e não deixa resíduos tóxicos nas garrafas, não prejudicando o sabor ou o odor da água.

Após esse processo, vem a etapa de envasar e rotular os galões.

 

Envasamento

O engarrafamento é a parte da introdução de água proveniente da captação dos reservatórios para as embalagens, até o seu fechamento. Esse passo é feito através de máquinas automáticas, sendo proibido o processo manual. As máquinas devem estar dispostas durante o processo de lavagem e fechamento.

As embalagens e equipamentos usados durante o processo devem garantir a integridade do produto, sem que haja alterações nas características físicas, físico-químicas, microbiológicas e sensoriais.

 

Lacre

O lacre do galão é muito importante e faz parte do engarrafamento, sendo que a selagem é feita por uma máquina tampadora de galões, que garante um lacre seguro para a venda.

 

Rotulagem

Esse processo é a identificação de todos os galões e garrafas, permitindo que seja mostrado a fábrica, a data de fabricação e outras informações para o consumidor. A rotulagem deve ser feita fora da sala de envasamento. Após colocar o rótulo, o produto passa por uma identificação visual, para detectar os perigos físicos.

 

Plásticos São Pedro: os galões ideais para o envase

Com mais de uma década de atuação no mercado nacional, a Plásticos São Pedro é especialista quando o assunto é embalagem para água mineral.  A qualidade da produção, altamente tecnológica e versátil, faz a empresa ser destaque no setor. Prova disso, é que a Plásticos São Pedro é uma das empresas que fornecem as embalagens para a Associação Catarinense das Indústrias de Água Mineral, a Acinam.

Os produtos da Plásticos São Pedro acompanham as exigências do mercado e dos órgãos do setor. A empresa atua com equipamentos modernos, que proporcionam qualidade aos produtos e garantia de um envase seguro para o consumidor final.

Assim, se você procura uma embalagem de qualidade para se destacar em gôndolas cada vez menos elásticas e mais competitivas, a Plásticos São Pedro é a sua melhor opção.

Gostou deste conteúdo? Para ficar por dentro dos próximos posts da São Pedro, curte a nossa página no Facebook ou segue a gente lá no Instagram!

Um abraço e até o próximo post!

Plásticos São Pedro