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6 motivos para você tomar água, mesmo no inverno

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A água é essencial para a sobrevivência humana. Podemos ficar sem ingerir alimentos por semanas, mas não sobrevivemos mais do que três ou, no máximo, cinco dias sem água.

Muitas pessoas deixam para beber água apenas quando estão com sede e, além disso, elas não se esquecem completamente de beber água no inverno. Esses dois comportamentos estão errados. O estado da sede é uma espécie de alerta que o nosso corpo emite para dizer que a quantidade de líquidos no nosso organismo está abaixo do nível desejado.

Se você é desses que bebe pouca ou nenhuma água, tente mudar esse hábito imediatamente – e você tem razões de sobra para isso! No post de hoje, te mostramos 6 razões pelas quais você precisa beber 2 litros de água diariamente, mesmo no inverno. Vem com a gente!

 

#1 Nós perdemos água diariamente, e ela deve ser reposta

Mais de 60% do corpo de um ser humano adulto é constituído por água, mas todos os dias nós perdemos aproximadamente 2 litros de água por meio, principalmente, da transpiração, da respiração e da urina.

Essa quantidade deve ser reposta diariamente pela ingestão de água – faça chuva ou faça sol, faça frio ou faça calor, mesmo se não estivermos com sede. Isso porque o nosso corpo não conta com reservas ou condições para o armazenamento de H2O e, como vimos, ela é necessária para as nossas funções vitais. É verdade que, no inverno, transpiramos menos e, portanto, perdemos menos água, mas ainda assim essa reposição é necessária.

 

#2 A água regula a nossa temperatura corporal

Quando fazemos exercício físico ou quando está muito quente, a água é liberada pela transpiração. Esse é um mecanismo natural do nosso corpo para regular a temperatura e evitar que esquentemos demais. Também não queremos variações bruscas de temperatura, e água evita tais oscilações. Por isso, ao beber água, estamos alimentando esse mecanismo natural de proteção.

 

#3 A água é boa para o nosso sistema urinário, digestivo e respiratório

A água transporte de nutrientes e previne o desenvolvimento de infecção urinária. Beber bastante líquido faz com que urinemos mais e, assim, limpamos o nosso trato urinário, estimulando o funcionamento dos nossos rins.

Além disso, juntamente com as fibras alimentares, o H2O ajuda a formar e hidratar o bolo fecal. Assim, temos menos chances de desenvolver uma constipação intestinal, e o nosso intestino passa a funcionar melhor. Para a respiração, também há benefícios. A água dilui o muco nasal, e isso facilita a expectoração pulmonar.

 

#4 A água ajuda na absorção e transporte de nutrientes

A água auxilia na absorção de nutrientes e de glicose (açúcar), que as nossas células precisam para que tenhamos energia ao longo do dia. Além disso, é esse líquido que transporta as substâncias da corrente sanguínea, levando-as às mais diversas partes do organismo.

 

#5 A água traz sensação de saciedade

A água é um líquido inodoro (sem cheiro), incolor (sem cor) e insípido (sem gosto). Ela não tem calorias, por isso pode ser consumida à vontade. Ingerir 2 ou 3 copos desse líquido antes das refeições ajuda a controlar o apetite e pode criar uma sensação de saciedade em algumas pessoas, pois ajuda na distensão gástrica.

A água também reduz a retenção de líquidos e a sensação de inchaço, porque coloca os rins para trabalhar.

 

#6 A água faz bem para a nossa pele

A água promove a revitalização das nossas células e mucosas. Para a pele, isso significa uma hidratação de dentro para fora. Assim, não é exagero afirmar que esse líquido constitui a forma mais barata e eficaz para evitar o ressecamento e a descamação, ajudando a manter a pele jovem e com boa aparência.

Sabendo essas 6 razões, não tem desculpa para deixar de beber água. Como já referimos, médicos e nutricionistas afirmam que devemos ingerir, no mínimo e em média, 2 litros desse líquido diariamente.

A verdade é que essa quantidade depende de alguns fatores – como peso, nível de atividade física, clima, dieta, consumo ou não de álcool e estado geral de saúde. Uma boa dica para determinar a quantidade adequada de água é observar a frequência com que você urina e a cor da sua urina – note que o ideal é que ela seja sempre amarelo-clara. Uma urina amarelo-escura é sinal de que você está bebendo pouca água.

 

Uma boa dica para te ajudar a beber água é carregar uma garrafinha de água e tê-la sempre por perto ao longo dia. Lembre-se sempre: água é saúde!

 

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Até o próximo post!

 

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