Limpeza do galão de água: como proceder de maneira correta?

Limpeza de galão

A higienização dos galões, ou vasilhames, é muito importante para evitar o risco de contaminação da água neles armazenada ao longo do tempo e permitir a reutilização constante dos recipientes. Deste modo, é possível assegurar a qualidade da água consumida e também contribuir para preservar o meio ambiente.

Mas você sabe como fazer a higienização dos galões? E a importância de higienizar corretamente os vasilhames? A seguir, explicaremos como fazer todo esse procedimento passo a passo, de modo eficiente, rápido e seguro. Confira!

Entenda a importância de fazer a higienização

Caso o galão não seja higienizado adequadamente, é comum o surgimento de micro-organismos que se aderem às paredes do recipiente e não são facilmente percebidos em um primeiro momento. Com o passar do tempo, quando o galão fica exposto à luz e não é devidamente higienizado, as algas e bactérias se proliferam e acabam por conferir cor (geralmente esverdeada) e sabor amargo à água.

Além disso, um acúmulo muito grande destes micro-organismos pode causar problemas de saúde, como enjoo e diarreia. Portanto, para prevenir estes problemas, procure sempre manter o galão e sua base de apoio devidamente higienizados.

Veja como fazer a higienização de galões

Alguns procedimentos simples são capazes manter os galões higienizados:

  1. Com auxílio de uma esponja, detergente comum e um pouco de água, esfregar toda a superfície externa do galão, com atenção especial ao gargalo;
  2. Da mesma maneira, esfregar as superfícies externas e internas da base de apoio do galão;
  3. Realizar enxágue da superfície externa do galão e da parte interna/externa da base de apoio com água corrente;
  4. Adicionar um pouco de detergente e cerca de ½ litro de água ao galão;
  5. Agitar durante, no mínimo, um minuto, promovendo o contato do detergente em todas as partes internas do galão;
  6. Enxaguar o interior do galão com água corrente até que não haja mais nenhum resíduo de detergente;
  7. Preparar uma solução de hipoclorito de sódio (água sanitária comum ou solução farmacêutica), adicionando-se 1 colher de sopa em 1 litro de água. Porém, não deve ser utilizada água sanitária do tipo que contém perfume e nem outras soluções de limpeza indicadas para a roupa;
  8. Adicionar toda a solução preparada anteriormente ao galão;
  9. Tampar o galão e agitar durante no mínimo 30 segundos, promovendo o contato com a solução em todas as partes internas do galão;
  10. Posicionar o galão na base e abrir sua torneira fazendo com que a solução passe pelo canal interno da base;
  11. Descartar toda a solução através do apoio e deixar escorrer todo o líquido do galão;
  12. Após cerca de 20 minutos, realizar novo enxágue tanto no galão como na base de apoio;

Pronto, o seu galão e a sua base estão devidamente higienizados. São passos simples que garantem uma água mais limpa e pura por mais tempo!

A higienização de galões é um procedimento importante e que deve ser realizado adequadamente, para assegurar a qualidade da água, evitar problemas de saúde e proteger o meio ambiente.

Por hoje, ficamos por aqui. Para ficar por dentro das notícias do setor e das movidas da São Pedro, basta curtir a nossa página no Facebook ou seguir a gente lá no Instagram.

Até o próximo post!

Plásticos São Pedro