Embalagem como diferencial na venda de água

Seres humanos são animais altamente visuais. Estudos afirmam que mais de 80% de toda a informação que captamos do exterior e que é transportada até ao cérebro foi obtida pelo sentido da visão.

Sabe aquele ditado popular que diz que “a primeira impressão é aquela que fica”? Pois bem. Há evidências científicas de que ele seja verdadeiro. Pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, estimam que basta uma fração de segundo para que formemos uma opinião sobre algo. Nesse ínfimo espaço de tempo, o cérebro humano constrói uma impressão os objetos que, em geral, é bem difícil reverter.

Essa nossa forte relação com a linguagem visual fica evidente quando pensamos na importância que as embalagens têm para a comercialização dos produtos. Afinal, elas não cumprem apenas um papel funcional, de proteção do interior, do conteúdo comercializado. Muito mais do que isso, elas operam como uma verdadeira ferramenta de vendas, captando a atenção do cliente, diferenciando o produto dos demais e comunicando, de forma direta e objetiva, os principais diferenciais de uma marca.

 

No post de hoje, mostramos como a embalagem pode e deve ser usada para alavancar as vendas de um produto. Continue a leitura e saiba mais!

 

Um breve contexto histórico

O conceito de “design de embalagens” é relativamente recente.

No início do séc. XX, os estabelecimentos comerciais não contavam com a variedade de produtos e de marcas que existe hoje. Por isso, o aspecto daquilo que embalava um produto não era objeto de grande preocupação.

Com o aumento da industrialização a partir da Segunda Guerra mundial, o número de marcas aumentou exponencialmente e, com isso, surgiu a necessidade de criar diferenciais competitivos, de modo a fazer com que o produto realmente chamasse a atenção do consumidor e não ficasse esquecido nas prateleiras.

A partir daí a importância das embalagens foi aumentando até chegarmos aos dias de hoje, uma época já conhecida como a “era do Instagram”, na qual o apelo estético do produto tem tanta importância quanto os seus outros atributos. 

 

A embalagem é um diferencial competitivo

Uma boa embalagem é aquela que cumpre bem a função de comunicar os diferenciais de uma marca.

Com base em materiais de qualidade, cores, tipografia e design cuidadosamente pensados para um determinado público-alvo, a embalagem pode fazer a diferença nas vendas. Afinal, ela é a “cara” do produto”, o porta-voz de toda a comunicação da empresa com o consumidor. Por isso, deve ser atraente, ou seja, agradável esteticamente, chamando a atenção do consumidor.

Por outras palavras, além de proteger e facilitar o transporte dos produtos, a embalagem deve instigar as pessoas a comprar. Quando o consumidor olha para uma prateleira de um estabelecimento comercial, ele vê muitos produtos muito semelhantes e, por vezes, com preços similares. Com base em que fará a escolha da compra? Muitas vezes, se a embalagem conseguir estabelecer com esse cliente uma relação de confiança, esse poderá ser o critério que o fará optar por uma marca específica.

Isso não quer dizer que o fator estético seja a única coisa levada em consideração pelos fabricantes. As embalagens devem ser práticas, funcionais e pensadas cuidadosamente para garantir um manuseio eficiente e seguro.

Nas embalagens destinadas ao setor de água mineral, a aparência do galão ajuda o consumidor na decisão de compra. Aspectos como um galão limpo, com boa aparência, com rótulo legível e informações adequadas certamente fazem a diferença, transmitindo uma sensação de higiene e segurança. A alça deve ser resistente e ergonômica, com uma cor adequada e que chame a atenção do consumidor.

 

Plásticos São Pedro: embalagens de qualidade com descarte sustentável

A Plásticos São Pedro está há mais de uma década no mercado de embalagens destinadas ao setor de água mineral. Com uma produção altamente tecnológica, os nossos vasilhames são resistentes e reforçados, atendendo aos mais altos padrões de qualidade exigidos pelos órgãos regulamentadores brasileiros.

Essa qualidade é atestada também pelo fato de a Plásticos São Pedro ser uma das empresas que fornecem as embalagens para a Associação Catarinense das Indústrias de Água Mineral, a Acinam, responsável por 70% das envasadoras de Santa Catarina.

Mas não é tudo. A preocupação com o meio ambiente é um dos nossos valores.  Por isso, mantemos uma parceria com todos os clientes atendidos, fazendo a coleta das embalagens de 10 e 20 litros com mais de três anos. As embalagens são encaminhadas para empresas de reciclagem, evitando o descarte no meio ambiente e contribuindo para a redução da poluição.

Em tempos de crescente preocupação com a sustentabilidade, usar embalagens da Plásticos São Pedro é um verdadeiro diferencial para o seu negócio.

 

Por hoje, é tudo, mas para ficar por dentro dos nossos próximos posts e das novidades da São Pedro, basta curtir a nossa página no Facebook ou seguir a gente lá no Instagram.

 

Até a próxima!

 

Plásticos São Pedro